As mineradoras estão investindo em pesquisa no Brasil.

Os geólogos da canadense Barrick Gold farão, durante dois anos, novos levantamentos aéreos da região e uma série de testes geoquímicos. As mineradoras estão retomando os investimentos em pesquisa no Brasil. Grandes grupos internacionais também vêm demonstrando maior interesse no País, sobretudo em ouro e cobre. O grupo canadense Barrick Gold, um dos mais agressivos, está retomando as pesquisas no País e tem sobre seu comando uma área de 100 mil hectares no Pará.

"As pesquisas da Barrick estavam paradas e eles pediram a renovação dos requerimentos por mais dois anos", diz Pimentel. Geólogos da empresa farão, durante o período, novos levantamentos aéreos da região e uma série de testes geoquímicos para identificar potenciais jazidas de ouro. A norte-americana Westmining é outra empresa que tem como alvo o Pará.

O interesse das mineradoras pelo estado deve-se ao fato de que a região é a última fronteira mineral do País. Nos outros estados brasileiros, as oportunidades de descoberta de grandes minas estão praticamente esgotadas.