A Prefeitura Municipal de Curitiba (PR) está realizando o primeiro grande raio-x do programa Nossa Vila, que pretende transformar favelas da cidade em vilas urbanizadas.

A determinação do perfil sócio-econômico dos 12,5 mil moradores da área é uma das exigências do programa Habitar Brasil, que financia a intervenção na área, para a liberação dos R$ 7,5 milhões que vão custear a regularização fundiária e obras de urbanização.

A base para a obtenção das informações é o cadastro da Unidade de Saúde local e uma pesquisa feita com 450 famílias. Além do perfil sócio-econômico, o trabalho inclui uma avaliação das condições ambientais da ocupação, o resgate da história da comunidade e a identificação dos valores culturais. Atualmente, os técnicos estão tabulando os dados e fazendo as primeiras análises que estarão prontas até o final deste mês. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente também estão elaborando a avaliação das condições ambientais da área.

O trabalho inclui a identificação das características físicas do local, como vegetação, hidrografia e topografia, antes e depois da ocupação.