Especialistas norte-americanos publicaram um relatório criticando as metas do programa Avança Brasil na Amazônia. O artigo, assinado por William Laurance, do Instituto Smithsoniano de Pesquisas Tropicais, Mark Cochrane, da Universidade Estadual de Michigan, e cientistas associados criticam os projetos do governo federal para a construção de rodovias, oleodutos, minas, fazendas, refinarias e usinas hidrelétricas, que prevêem gastos de US$ 40 bilhões.

Na opinião dos especialistas, o programa pode acabar destruindo o ecossistema e custando ao Brasil muito mais em termos ecológicos do que em ganhos econômicos. "Estamos tentando mapear as implicações para mostrar a eles (brasileiros) quais seriam as consequências.

Acreditamos que isso ainda não foi examinado", escreveram os cientistas. A equipe de Cochrane usou imagens de satélite detalhadas para avaliar o impacto e projetou o que poderá ocorrer daqui a 20 anos. Eles previram que as novas estradas vão devastar a floresta, com mais incêndios e liberação de gases.