Os trabalhadores rurais que vivem no Engenho Fortaleza, em Ipojuca, PE, ocuparam a sede do Funtepe para reivindicar a transferência de 59 famílias, antes que a Compesa inicie as obras de uma barragem nas terras, e para reclamar dos atuais serviços de topografia realizados no engenho.

"Para fazer o levantamento da área, os técnicos destruíram várias lavouras e a Compesa não está arcando com o prejuízo como deveria. Ela paga menos de 50% do valor real do produto e não ressarce as lavouras de araçá, porque a fruta não consta na sua lista", disse João Santos, diretor de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

Os produtores querem receber uma indenização de R$ 3,17 milhões do Governo do Estado, pela futura perda de casas, cercados e lavouras. De acordo com o engenheiro do setor de desapropriação da Compesa, João Manoel Salgado, os técnicos que estão fazendo a topografia do local indenizaram as famílias sem problemas. "Pagamos R$ 2 mil pelos prejuízos e vamos lá na próxima quarta-feira verificar a perda das lavouras de araçá", retrucou.