Nesta primeira revista do século 21, estamos iniciando uma nova fase da infoGEO. Próxima de completar 3 anos de circulação, a revista ganha um novo projeto gráfico interno, buscando ordenar melhor os assuntos, facilitando seu uso pelo leitor.

Na área de conteúdo, as novidades são maiores. A partir desta edição, lançamos uma nova seção fixa, chamada Município GEO, de maneira a reservar a cada edição daqui para frente, espaço para relatar experiências, novidades e opiniões relacionadas ao uso das Geotecnologias nas Prefeituras.

Outra novidade é o projeto Geoinformação no Brasil, que pretende construir detalhadamente um retrato do mercado brasileiro, sob o ponto de vista dos principais projetos; o perfil dos usuários e das empresas prestadoras de serviço e a situação do ensino no setor. Nas próximas 5 edições, apresentaremos, por região brasileira, um relato dos principais projetos em andamento. Na próxima edição da Infogeo a primeira região a ser mostrada será a região Sudeste. Neste momento nossa equipe de jornalismo e nossos colaboradores já estão produzindo uma reportagem completa que mostrará de forma clara e objetiva qual o estágio atual da Geoinformação nesta região e antecipará o que vem por aí.

Para este ano também, outra prioridade da infoGEO será a abertura de espaço editorial para relatar o uso da Geoinformação nas áreas de infra-estrutura. Em acelerado processo de privatizações e crescimento de investimento, os projetos de telecomunicações, energia, saneamento e transportes são hoje, sem dúvida, o setor que tem gerado o maior faturamento das empresas ligadas ao segmento das geotecnologias.

Para cobrir toda esta complexa proposta de conteúdo, a revista conta a partir desta edição com um conselho editorial internacional. Esta equipe está em fase de montagem, e estará completa a partir da próxima edição. Este conselho nos auxiliará, junto com os colunistas e demais colaboradores, a produzir sempre as melhores notícias, artigos e reportagens do mercado, em primeira mão e em total sintonia com as necessidades de nossos leitores.

Este é o nosso compromisso para o século 21.

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo
e editor da infoGEO. emerson@infogeo.com.br