O CBERS-2, satélite sino-brasileiro idêntico ao CBERS-1 e que deve ser lançado na china em outubro deste ano, começa a ser testado em fevereiro, logo após sua montagem, iniciada em agosto do ano passado.

Na fase de testes elétricos, o subsistema de potência elétrica será integrado aos demais subsistemas do satélite. Em março, serão conectados entre si. Em seguida, o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, em São José dos Campos, irá realizar diversos testes com o satélite totalmente integrado, inclusive simulação do vôo. Por último, serão feitas as medidas das propriedades de massa e magnéticas do satélite, e também os ensaios ambientais, de vibração e de termo-vácuo, simulando condições a que o CBERS-2 estará submetido desde o lançamento até a sua operação em órbita.

Além da missão de obter imagens da Terra com o uso de câmaras, o satélite também irá fazer a coleta de dados ambientais através de plataformas remotas no solo, integrando o sistema de coleta de dados do País, do qual fazem parte os satélites SCD-1 e 2.