O LIT (Laboratório de Integração e Testes) do Inpe, iniciou ontem os testes do satélite CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

O satélite, segundo da parceria entre brasileiros e chineses, teve a montagem finalizada na semana passada. A primeira fase de exames do novo módulo será apenas de testes elétricos. Em seguida, o LIT vai realizar diversos testes com o satélite totalmente integrado.

Os testes incluirão uma simulação do vôo, que colocará todos os equipamentos em funcionamento, de acordo com a rotina de operação do satélite na órbita da Terra. Por último, serão feitas as medidas das propriedades magnéticas e de massa do satélite, e também os ensaios ambientais, de vibração e de termovácuo, simulando condições a que o CBERS-2 estará submetido desde o lançamento até a sua operação em órbita. Dez cientistas chineses vão participar dos testes do satélite.

O módulo será embarcado para a China em meados de outubro. O lançamento do satélite irá ocorrer na base de Tayuan, cerca de 400 km a sudoeste de Pequim, até o fim deste ano. A data ainda será definida pelo CCPC (Comitê Conjunto do Projeto CBERS), que reúne brasileiros e chineses.