Visando recuperar florestas e garantir a água no futuro, o IPEF, em parceria com o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba), vem desenvolvendo, desde 1999, o Projeto de Conservação dos Recursos Hídricos e da Cobertura Florestal na Bacia do Rio Corumbataí.

Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento de técnicas de recuperação de matas ciliares e fragmentos florestais e o apoio técnico às ações práticas de recuperação florestal e de educação ambiental desenvolvidas por diferentes iniciativas na Bacia.

Para Maria José Brito Zakia, engenheira florestal e coordenadora do PROMAB (Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas) do IPEF, Maria José Brito Zakia, "um grande avanço já conseguido é a realização de um mapeamento muito detalhado do solo, e ter sido priorizadas áreas onde deve haver cobertura florestal". Para ela, "um dos pontos principais do trabalho é interessante porque tem componentes técnicos muito fortes de manejo de bacias hidrográficas, de geoprocessamento e de recuperação de áreas degradadas".

O projeto deve permanecer, pelo menos, até abril de 2002.