Cientistas da ONU estão desenvolvendo um sistema de alerta para áreas onde há o risco de acontecer desastres naturais. Estão sendo identificadas áreas onde deflorestamento, destruição de recifes de coral ou outras formas de agressões ao meio ambiente tornam as comunidades locais mais vulneráveis.

Mapas especiais do planeta, mostrando quais são as áreas mais sujeitas a desastres já estão sendo produzidos, sendo que os primeiros, cobrindo a América Central, já foram concluídos. Recentemente, um forte terremoto sacudiu El Salvador, Honduras e outros países da região. Além do risco de tremores, o novo mapa indica o perigo de enchentes, incêndios em florestas e deslizamentos de terra.

Os cientistas trabalham para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Daniel Claasen, funcionário da agência, diz que o objetivo do mapeamento é fornecer um "índice de vulnerabilidade" que alertaria os governos dos diferentes países sobre os riscos de diferentes áreas. "Um local com alto índice de vulnerabilidade seria, por exemplo, uma área montanhosa ou uma encosta em que houve deflorestamento, tornando o solo suscetível a erosão", explica.