O Satélite de Coleta de Dados-1 (SCD-1), primeiro artefato brasileiro a entrar em órbita, completa hoje oito anos no espaço. Feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o aparelho deveria coletar dados ambientais de vários pontos do país por apenas um ano, mas seu posicionamento preciso e o bom funcionamento dos componentes elevaram sua vida útil. Trata-se de uma marca histórica para um satélite de pequeno porte.

O chefe do Centro de Controle e Rastreio de Satélites (CRC) do INPE, Pawel Rozenfeld, afirma que o SCD-1 vem apresentando um comportamento estável nos últimos anos, o que deverá mantê-lo operacional por um tempo maior. A redução das rotações do SCD-1 em torno de si mesmo, a queda de altitude e o baixo rendimento da bateria deveriam afetar a sua operacionalidade. No entanto, as variações destes parâmetros têm sido pequenas nos últimos anos.

Atualmente, o Sistema Nacional de Coleta de Dados conta com 385 PCDs- Plataformas de Coleta de Dados – instaladas em território brasileiro e em países vizinhos. Veja um mapa com a localização das PCDs e mais informações sobre o Sistema de Coleta de Dados no site www.cmcd.inpe.br.