O Ibama está convidando jovens de 18 a 24 anos a participar, até o dia 16 de fevereiro, da versão final do 1º GEO Juvenil para a América Latina e Caribe – a mais importante publicação ambiental patrocinada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), disponível no site www.rolac.unep.mx/geoyouth/borrador/html.

O documento refletirá a visão ambiental da juventude latino-americana e deverá ser lançado em junho. As propostas ecológicas da juventude servirão de subsídio ao Congresso Mundial dos Ministros de Meio Ambiente, que funciona paralelamente até o dia 9. A primeira etapa para a elaboração do GEO Juvenil foi realizada em novembro do ano passado, no México, e a segunda será na Argentina, em março.

Os temas abordados são: terra, alimentos, florestas, bosques, biodiversidade, água doce, zonas costeiras e marinhas, atmosfera, áreas urbanas e desastres naturais. João Câmara anunciou que a versão juvenil do GEO Mundial – 2000, que contou com a participação dos jovens brasileiros, já está disponível na página do Ibama na Internet: www.ibama.gov.br/monitora/conqual/index0.html.