O Ministério da Ciência e Tecnologia determinou a formação de um comitê responsável por definir a lista tríplice apontando os candidatos à sucessão na diretoria do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Márcio Nogueira Barbosa, atual diretor, deve deixar o cargo quando assumir a vice-presidência da Unesco, na França. A tarefa do comitê será buscar candidatos que correspondam ao perfil a ser estabelecido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg.

Quem se interessar também poderá se candidatar ao cargo. A lista tríplice, após definida, será encaminhada ao ministro, acompanhada de um relatório elaborado pelo comitê sobre cada um dos concorrentes. A indicação de Barbosa à Unesco para ocupar o cargo foi feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na época, Barbosa disse ter "ficado feliz" com a indicação e lamentou seu afastamento da direção do instituto, após 12 anos ininterruptos de trabalho. Em 2001, o Inpe terá uma verba recorde de R$ 161,6 milhões, 20% maior que o orçamento do ano passado. Entre as prioridades do instituto, está o desenvolvimento de quatro satélites – dois de sensoriamento remoto, um de observação da Terra e um científico.