O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já está processando imagens do satélite canadense Radarsat-1, lançado dia 4 de novembro de 1995, levando a bordo um radar imageador (SAR), na banda C.

A Agência Espacial Canadense (CSA) e a empresa Radarsat Internacional Inc. (RSI) concederam, no dia 29 de janeiro, o certificado de qualidade ao Inpe para a recepção, geração e processamento das imagens do satélite de nível 0, com padrão para comercialização. Em um prazo de um mês, aproximadamente, o INPE também deverá estar realizando o processamento das imagens em nível 1, de melhor qualidade.

O certificado também foi obtido para o arquivamento e catalogação de dados do satélite. Os produtos do Radarsat-1 apresentam um grande potencial de aplicação para o território brasileiro, principalmente pela possibilidade de gerar imagens sem a presença da luz do sol ou mesmo quando a área escolhida estiver encoberta por nuvens, como acontece em algumas regiões da Amazônia durante boa parte do ano.

A distribuição comercial dos produtos do satélite canadense no Brasil está sob responsabilidade da empresa Threetek, credenciada pela Radarsat, e sediada no Rio de Janeiro.