Foi inaugurado recentemente, pela CSN, o Espaço Caminhoneiro, espécie de pátio com infra-estrutura de apoio aos cerca de 450 caminhoneiros autônomos que passam diariamente pela Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, e transportam 7 mil toneladas em produtos siderúrgicos.

O projeto, que recebeu investimento da ordem de R$ 500 mil, tem como estratégia fidelizar os carreteiros, através de atrativos como restaurante, ambulatório, salas de treinamento e seguro de vida.

Ainda neste semestre, a empresa gastará R$ 2 milhões em ampliações de sanitários, estacionamentos e construção de novas saídas para os veículos. Parte do projeto consiste na implantação do sistema de monitoramento via satélite nos caminhões, através de parcerias com os clientes da companhia.

"A idéia é dividirmos custos de instalação do sistema de monitoramento nos veículos. Mesmo sendo autônomos, eles poderão acionar o sistema ao prestarem serviço a outras empresas", observa Nelson Arrojo, gerente geral de Logística da CSN. O executivo aposta na fidelização dos motoristas como o principal caminho para controle da carga.