O Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (PNUMA), acaba de colocar no ar um novo portal que funciona como um banco de dados ambientais de todo o mundo.

A idéia é ampliar o acesso de autoridades, ambientalistas e público a informações científicas cuja distribuição normalmente é restrita a especialistas ou a um determinado país ou região. Com isso, os dirigentes do PNUMA esperam "iniciar um novo processo global de desenvolvimento de soluções integradas para problemas ambientais bem conhecidos e de identificação de questões emergentes".

Uma consulta ao perfil do Brasil, entretanto, mostra que o caminho até lá ainda precisa ser construído. Dados fundamentais a algumas discussões globais, como as Mudanças Climáticas, ainda estão incompletos ou não existem, assim como estão fora do ar os planos de ação e políticas ambientais listados.

Além disso, alguns destaques são, digamos, inusitados. Mas, por enquanto, a grande estrela do Unep.net é mesmo o sistema interativo de construção de mapas, que permite visitar o mundo todo e cruzar, on line, diferentes dados georreferenciados.