Foi confirmado dia 23, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, que oito das 14 multinacionais especializadas em lançamento de satélites já demonstraram interesse em fechar um acordo com o governo brasileiro para utilização da Base de Alcântara, no Maranhão.

O consórcio Asia Pacific Space Centre (APCS), formado por companhias da Austrália, Coréia, Estados Unidos e China, que enviou 14 técnicos para visitar a área, agora soma-se a elas. Segundo o ministro, a missão avalia as condições do centro brasileiro para fazer uma comparação com Christmas Islands, ilha localizada na costa do Pacífico, que também está sendo analisada pela empresa.

Em termos de vantagens competitivas, Alcântara tem uma melhor localização pelo fato de estar próxima da linha do Equador, além de maior espaço (são 600 quilômetros quadrados de extensão), sistema de sensoriamento e, ainda, a possibilidade de lançar satélites tanto em órbita equatorial como em órbita polar.

Com a concessão, além do pagamento de uma taxa para o lançamento propriamente dito, a base também receberá pela realização dos serviços de rastreamento.