O planejamento estratégico da aqüicultura brasileira poderá contar agora com o LAQUASIG – Laboratório de Aqüicultura e Sistemas de Informações Geográficas da Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, dirigido por Philip C. Scott. O LAQUASIG vem desenvolvendo projetos e estudos baseados nos mais modernos sistemas incluindo o SPRING e IDRISI, em suas últimas versões.

Utilizando imagens de satélites, mapas e informações estatísticas e de campo, os SIGs desenvolvidos para aqüicultura auxiliam na localização das melhores áreas para novos investimentos, respeitando as limitações das legislações ambientais e levando em conta os diversos fatores econômicos para dentro de modelos previsíveis. O produto final desta tecnologia de ponta resulta em mapas temáticos de fácil compreensão, bastante utilizados pela FAO, capazes de avaliar todo o potencial de aqüicultura de uma região.

Os mapas têm servido como documento balizador para alocação de recursos financeiros evitando áreas de alto risco e promovendo áreas com aptidão. Os contatos com o LAQUASIG podem ser feitos através do telefone (21) 552-5422 ramal 160 ou pelo e-mail philip@alternex.com.br.