O secretário de Recursos Hídricos, Ciro Coelho, determinou a uma equipe técnica da sua pasta que formule propostas visando o enquadramento de projetos de Pernambuco no Fundo Nacional de Recursos Hídricos (FNRH), criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Ele disse que o Estado não medirá esforços para ser beneficiado pelo FNRH, que dispõe de R$ 120 milhões para serem aplicados no período 2001/2005, sendo R$ 25 milhões só neste ano.

De acordo com Ciro Coelho, por determinação do Governo Federal, 30% do total de recursos do Fundo estão reservados só para investimentos no Nordeste. O dinheiro destina-se, entre outras coisas, à capacitação científica e tecnológica de pessoal, à racionalização do uso dos recursos hídricos, melhoria na redução de perdas de água no setor de abastecimento e difusão de técnicas de controle de poluição ambiental.

O comitê gestor do fundo é formado por representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Minas e Energia, da Agência Nacional de Águas (ANA), Finep, CNPq, da comunidade científica do setor privado.