A Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA) já começou a organizar seu VIII Congresso, que será realizado no Rio Grande do Sul, de 14 a 20 de outubro de 2001, no balneário Mariluz, município de Imbé, RS. O congresso terá como temas: Evolução da Zona Costeira; Evolução da Zona Interior Continental; Neotectônica; Paleoclimatologia; Novas Tecnologias no Estudo do Quaternário; Interações do Homem Pré-Histórico e Histórico com o Ambiente; Gerenciamento Costeiro.

Serão realizadas conferências, sessões temáticas com apresentações de trabalhos orais, e painéis, além de reuniões como a Assembléia Geral da ABEQUA, Reunião do Programa Ocean Science of Non- Living Resources, Reunião do Programa de Cooperação Internacional, Projeto AIMPACT, CNPq / Institut de la Recherche pour le Développement, e Reunião do LOICZ Brasil.

O tema do Congresso – Mudanças Globais e o Quaternário – focalizará a importância dos estudos do Período Quaternário face aos desafios na entrada do próximo milênio, entre eles o estudo das causas e o enfrentamento dos efeitos do aquecimento global, erosão costeira e desertificação.

+Informações www.abequa8.ufrgs.br