A Silicon Graphics Inc. anunciou a instalação no Campus Universitário Lagoa Nova, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do primeiro laboratório de realidade virtual do Brasil para apoiar e dar suporte em pesquisas na área de exploração e pesquisa de petróleo.

Composto por um Reality Center 3300W e de uma Workstation ONIX -Infinity Reality 3, esses equipamentos vão permitir que o laboratório da UFRN realize pesquisas petrolíferas, que antes duravam meses ou anos, em dias. No caso das pesquisas, a Realidade Virtual possibilita uma maior precisão na simulação, análise e uma visualização em 3D de todo o processo de posicionamento e da perfuração dos poços de petróleo.

"Esta tecnologia vai permitir que pesquisadores e estudantes da UFRN obtenham uma representação do solo marinho em 3D, além de adquirir conhecimentos em outras disciplinas, como matemática, física, geologia, medicina, engenharia etc.", afirma o diretor-geral da SGI do Brasil, José Carlos Gouveia.

"O Laboratório de Realidade Virtual (www.vrl.ufrn.br) será o suporte para a visualização gráfica 3D utilizando recursos da estereoscopia para as pesquisas de exploração de petróleo, onde o Rio Grande do Norte tem uma posição destacada na produção", diz o Professor da UFRN, Silvio José Bezerra.