A utilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicado ao planejamento e ordenamento da região costeira e das atividades de maricultura já pode ser considerada uma realidade.

As vantagens de utilizá-lo são diversas e incluem o benefício da integração das técnicas de geoprocessamento de imagens de satélite e classificação de uso de solos com a análise espacial, de modo a melhor conhecer os terrenos onde se pretende desenvolver a aqüicultura.

Tanto é que o Laboratório de Aqüicultura e Sistemas de Informação Geográfica (Laquasig), da Universidade Santa Úrsula, RJ, desenvolveu recentemente um modelo em SIG capaz de identificar as áreas com potencial para a implantação de fazendas para o cultivo de camarão marinho, atividade que vem sofrendo um reaquecimento no país. Para sua elaboração, foi necessário estruturar um banco de dados geográfico e identificar, em escala 1:250000, cartas temáticas de apoio que abordassem o uso de solos, sistema de drenagem, malha de transportes, altimetria e proteção ambiental.