O uso global do GIS – originado de diferentes fabricantes e utilizado em diferentes localidades do mundo, tem gerado cada vez mais a necessidade de uma linguagem única, capaz de reunir informações geradas por diferentes fontes. O Consórcio Internacional OpenGIS é uma iniciativa para desenvolver padrões e interfaces para softwares, permitindo que diferente sistemas se comuniquem. Nesta entrevista, Mark Reichardt, Diretor de Marketing e Programas de Setor Público do OpenGIS Consortium – OGC, Inc., fala da missão e das especificidades do projeto que pretende romper as barreiras do mercado GIS . e-mail: mreichardt@opengis.org

InfoGEO – Qual a missão do Consórcio OpenGIS?

Mark Reichardt – O Consórcio OpenGIS (OGC) acredita em um mundo onde todos podem se beneficiar das informações geográficas e dos serviços disponíveis na rede mundial de computadores, em aplicações ou plataformas. A missão do OGC é tornar isto possível distribuindo especificações de interface de Geoprocessamento que estão disponíveis para uso global. Ou seja, o OGC desenvolve padrões – interfaces para softwares, principalmente – que permitem que diferentes tipos de sistemas de softwares se comuniquem.

InfoGEO – Quem o OpenGIS representa?

Mark Reichardt – O OGC é uma organização não lucrativa que estabelece padrões para a indústria, e que tem como associados companhias de tecnologia, agências governamentais, universidades e organizações não governamentais de 25 países. (Ver lista dos associados na página da OGC na Internet -www.opengis.org) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é atualmente o único membro do Brasil. Todos os membros do OGC podem enviar representantes técnicos para reuniões bimestrais do Comitê Técnico do Consórcio. Os principais associados também podem enviar representantes de negócios para reuniões bimestrais do Comitê de Planejamento do OGC. O Consórcio está incorporado nos EUA, mas a maioria de seus membros é de outros países, e sua missão é global.

InfoGEO – Que vantagens o consórcio oferece?

Mark Reichardt – A formação de uma associação oferece muitas vantagens. Mas a principal é um mercado de Geoprocessamento expandido, onde fornecedores de tecnologia têm mais clientes, e usuários de produtos de Geoprocessamento têm mais e melhores escolhas. Fornecedores e usuários de tecnologia, que participam dos comitês do Consórcio, recebem ajuda para planejar melhor. Isso porque eles são capazes de prever e influenciar o futuro do Geoprocessamento. O custo de desenvolvimento de certos componentes de baixa tecnologia, comuns nos produtos, costuma ser dividido. Dessa forma, mais recursos podem ser investidos na criação de capacidades de alta tecnologia direcionadas a aplicações. Nas reuniões bimestrais do Consórcio, fornecedores de tecnologias aprendem a compreender melhor as necessidades de seus clientes, e usuários ficam mais familiarizados em relação às capacidades e ao planejamento de produtos.

InfoGEO – Quem compõe o OpenGIS?

Mark Reichardt – Entre os membros do OpenGIS encontram-se empresas que desenvolvem e comercializam softwares para GIS, imageamento da Terra, gerenciamento e navegação. Também há fornecedores de sistemas e plataformas, como Sun, IBM, Oracle e outros que constróem sistemas e são fonte de conselhos para os principais clientes. Com o advento dos "serviços baseados em localização – LBS", o OGC começou a recrutar empresas de telecomunicação, portais da Internet, fabricantes de aparelhos celulares e companhias que desenvolvem serviços online para uso e venda através de provedores. A maioria das organizações usuárias de tecnologia do OGC é formada pelas principais agências do governo. Mas as grandes corporações que usam Geoprocessamento (como a Shell International Exploration e Production Inc.) também se beneficiam por fazerem parte do quadro de membros do Consórcio.

InfoGEO – Como acontece a interoperabilidade dos programas?

Mark Reichardt – Após o bem sucedido teste de mapeamento da Web, feito pelo OGC em 1999, foi desenvolvido o Programa de Interoperabilidade do Consórcio. É um programa global e colaborativo de testes e engenharia prática que envia especificações recém aprovadas para o Programa de Desenvolvimento de Especificações do OGC.

Em cada uma das iniciativas de interoperabilidade do programa – testes, demonstrações, protótipos, projetos piloto, implementações de referência e planos de inserção de tecnologia – as organizações patrocinadoras estabelecem exigências, agenda e alcance técnico, e formato e conteúdo de demonstração. Os patrocinadores contribuem com recursos (financeiros, pessoais, facilidades, etc.) para apoiar a iniciativa. Patrocinadores são geralmente agências federais ou grandes corporações que usam tecnologia de Geoprocessamento. A equipe que compõe o Consórcio trabalha com os patrocinadores para ajudá-los a traçar metas administrativas e tecnológicas. Além disso, solicita participantes, gerencia projetos e fornece contato com outros consórcios de indústrias e organizações que trabalham em áreas relacionadas.

As organizações participantes são fornecedores de tecnologia de Geoprocessamento que apresentam propostas em resposta aos pedidos de patrocinadores. Participantes também fornecem apoio de engenharia, principalmente para definir novos protocolos e interfaces baseadas em consenso e para fornecer implementações e demonstrações prototípicas. Participantes são beneficiados por melhor tempo e tecnologia, obtidos com o esforço para alcançar as metas dos patrocinadores.

Esta abordagem inovadora de engenharia, para obter consenso nas interfaces espaciais candidatas, acelera o desenvolvimento da especificação OpenGIS e aumenta a habilidade e o conhecimento de vendedores participantes, logo no começo do processo. Durante dois anos de iniciativas de interoperabilidade, o Consórcio desenvolveu práticas e políticas e trouxe muitos benefícios específicos para patrocinadores e participantes. Mas o principal objetivo é produzir, sempre o mais rápido possível e em um ambiente de engenharia prática, novas especificações OpenGIS e implementações de referência para aprovação pelo Comitê Técnico do OGC e por qualquer um que faça uso.

InfoGEO – Que tecnologias são utilizadas no projeto?

Mark Reichardt -A agenda de desenvolvimento de tecnologias para uma Iniciativa de Interoperabiliade inclui quaisquer tecnologias que os patrocinadores da iniciativa queiram incluir. Historicamente, as tecnologias núcleo são GIS, AM/FM e softwares de Sensoriamento Remoto, mas – em parte devido aos padrões do Consórcio para interfaces abertas – as fronteiras entre estas estão se dissolvendo, e estas capacidades estão se fundindo em oftwares de banco de dados, browsers da web, e assim por diante. É provável que novas tecnologias desenvolvidas fora do domínio geospacial continuem a ser trazidas ao OGC para desenvolvimento de potencial em geoprocessamento. Considere, por exemplo, o XML, desenvolvido pelo World Wide Web Consortium (W3C). Membros do OGC alcançaram rapidamente consenso em "Geographic Markup Language" (GML), uma extensão XML para codificar o transporte e armazenamento de informações geográficas, incluindo as propriedades e a geometria de características geográficas. Isto permite que os web browsers mais comuns recebam e exibam pacotes de geodados. Esses pacotes podem ser acompanhados de aplicativos que possibilitam a manipulação de dados e a comunicação com o servidor de dados.

InfoGEO – Que tecnologias são compatíveis com o OGC?

Mark Reichardt – Qualquer companhia desenvolvedora de software, que possa trabalhar com dados geospaciais para a aplicação que for necessária, pode adicionar interfaces abertas baseadas nas especificações do Consórcio OpenGIS. Uma vez que as interfaces forem adicionadas, o software já pode interoperar. O site do OGC traz a lista dos produtos comerciais que implementam estas interfaces.

InfoGEO – O Consórcio OpenGIS é reconhecido pelos órgãos reguladores?

Mark Reichardt – Sim, o OGC é reconhecido pelos órgãos reguladores. O ISO/TC 211 é o principal órgão regulador cujo trabalho se sobrepõe com o do OGC, e com quem o OGC tem uma forte parceria. Basicamente, o OGC adiciona detalhes consensuais de implementação para os padrões do ISO/TC211, estimula o desenvolvimento de softwares adaptáveis e auxilia no desenvolvimento de um mercado internacional de informação espacial, que está afinado com o maior mercado global de Tecnologia de Informação. O OGC e o ISO/TC 211 estão trabalhando por uma "dupla marca". Isso significa que as especificações OpenGIS do OGC serão reconhecidas como adaptação ISO. Ou seja, se o software está adaptado para o OpenGIS, ele estará automaticamente adaptado para o ISO.

O OGC tem agora uma relação de troca de contatos com os Sistemas de Controle e Informações de Transporte do ISO/TC 204. Os grupos-chave do TC 204 são o Work Group 3 (banco de dados), que endereça "arquivos de dados geográficos" e estabelece regras para representação de estradas (incluindo estradas-de-ferro, pontes, trechos de balsa, etc), e o Work Group 8 (transporte público e serviços de emergência), que trata de assuntos relacionados a navegação em veículos.
A ISO/IEC JTC1 SC24 Computer Graphics aceitou a oportunidade da SEDRIS e que a comunidade da simulação e modelagem 3D, junto com o OGC, está trabalhando para estabelecer uma ligação.
A IETF (Internet Engineering Task Force) concordou com o Consórcio e que ele deveria produzir as interfaces para serviços móveis e baseados em localização que fossem de interesse da IETF.
O W3C (World Wide Web Consortium) concordou que o OGC é a organização que prima pela responsabilidade por padrões espaciais que estão dentro da área que diz respeito à W3C.
O LIF (Fórum de Interoperabilidade de Localização) tornou o OGC um membro especial. O OGC hospedará a próxima reunião do LIF. O LIF está revelando ser uma organização baseada no consenso e com um claro alcance de trabalho, o qual estabelecerá importante infra-estrutura para os Serviços Baseados em Localização.
O FGDC (o Comitê Federal de Dados Geográficos dos EUA) tem um longo relacionamento com o OGC.
A EOGEO — Earth Observation (EO) & Geo-Spatial (GEO) – realizará sua conferência de 2001 junto com a Digital Earth conference. Os participantes da Digital Earth concordaram em usar as especificações do OpenGIS como base para a interoperabilidade. A conferência EOGEO caracterizará as novas especificações do OpenGIS como alguns dos principais tópicos técnicos.

InfoGEO – Como o mercado tem reagido ao OpenGIS?

Mark Reichardt – Como eu já havia dito, os maiores fornecedores de tecnologia são membros da OGC e estão respondendo à pressão do mercado fornecendo produtos que interoperam com outros produtos via interfaces comuns que implementam as especificações do OpenGIS.

InfoGEO – Quem pode fazer parte do Consórcio?

Mark Reichardt – Membros da OGC são corporações, agências federais, universidades e organizações não-governamentais. Também podem fazer parte do OGC corporações produtoras de tecnologia e organizações usuárias de tecnologia em indústrias.

InfoGEO – A tecnologia já está disponível?

Mark Reichardt – Sim. O site http://www.opengis.org traz a lista de especificações disponíveis e a lista de produtos comerciais que implementam estas especificações.

InfoGEO – Como esta tecnologia se tornará acessível para quem já é usuário dos softwares que fazem parte do consórcio?

Mark Reichardt – Usuários devem entrar em contato com os representantes locais de softwares para obter informações sobre como adquirir upgrades, que incluem interfaces de adaptação ao OpenGIS.

O GEOBrasil 2001 trará um curso e uma palestra sobre o assunto. O curso Integração de Dados Geográficos – Consórcio Open GIS (GITA) irá apresentar a missão do Open GIS Consortium, e mostrar como ele pode beneficiar o profissional que trabalha com GIS e com informação espacial. Contemplando os últimos desenvolvimentos do Open GIS Consortium, abordará questões como o uso prático da tecnologia, os testes em desenvolvimento e o potencial dos componentes geoespaciais para uso nos sistemas de informação geográfica. É destinado a profissionais envolvidos com Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e que já dominem os principais conceitos da área. O curso, que acontecerá no dia 22 de junho, terá como instrutores Geovane Cayres Magalhães (Doutor em Ciência da Computação, Gerente de Desenvolvimento da Fundação CPqD e professor na UNICAMP), Flávio Yuaça (Especialista em Geoprocessamento e coordenador de diversos projetos de GIS ) e um representante internacional do Consórcio Open GIS.

Já a palestra, Consórcio Internacional OpenGIS Estágio Atual e perspectivas Futuras, fará parte do módulo de GIS e será proferida pelo representante do OGC-EUA, Sam Bacharach. Maiores informações no site www.geobr.com.br ou pelo telefone 11-3826-9111/R. 259.


Entrevista por Aline Assumpção
Tradução de Gustavo Z. Rodrigues