Há 7 anos falou-se que a Internet acabaria com jornais, revistas e (pasmem!) livros, além é claro de filmes e CDs. Num passado mais distante tivemos exemplos semelhantes de previsões que naufragaram, quando afirmaram que o cinema iria acabar com o teatro, a televisão iria soterrar o cinema e finalmente, para fechar o ciclo, que a Internet sufocaria a televisão.

Estamos no início do século 21 e temos uma realidade bem diferente. Nunca os jornais e revistas estiveram tão fortes e o teatro, cinema e televisão; assim como os livros, vão muito bem, obrigado. E a Internet está aí, mais presente do que nunca, conquistando seu espaço próprio e colocando o mundo inteiro ligado apenas por um clique. Decididamente é hoje o mais importante meio de disseminação de informações que possuímos, mas que de forma alguma tira o mercado dos outros meios de comunicação.

O desafio de todas estas formas de comunicação é manter-se sempre atualizadas tecnologicamente e, cada vez mais, gerar conteúdo de melhor qualidade.

Outra revolução que a WEB está provocando neste momento é redefinir os processos de venda de produtos e serviços, através do comércio eletrônico. Conceitos como e-commerce, B2C e B2B vieram para ficar e contribuir para alavancar novos negócios e facilitar a vida do consumidor (seja ele pessoa física ou jurídica ).

O lançamento do portal MundoGEO vem auxiliar a consolidar a revista InfoGEO no mercado. Através do portal temos a chance de disponibilizar, exclusivamente aos nossos assinantes, todas as versões já publicadas da revista (*). Além de criar condições de melhorar ainda mais a qualidade editorial que nos propomos a publicar, tendo em vista o reforço de equipe técnica e jornalística que fizemos e pelo maior volume de informações que estaremos produzindo nas novas seções de conteúdo exclusivo previstas no Portal. (ver matéria de capa na página 44)

Cabe à equipe de conteúdo da editora a importante tarefa de decidir o que sairá no Portal com mais detalhes e o que será publicado na revista infoGEO como notícia, ou vice versa. Temos hoje no escritório um verdadeiro clima de redação de jornal, pois se a revista continua a sair de 2 em 2 meses, o portal tem atualização diária, fato que provoca um verdadeiro corre-corre. São reuniões de pauta mensais, semanais e diárias onde procuramos nos sintonizar com o mercado e informar ao leitor e internauta todas as novidades e principais idéias que estão em evidência.

O MundoGEO tem como missão ser o maior e melhor portal vertical de conteúdo e comércio eletrônico da área de Geoinformação da América Latina, priorizando, inicialmente, sua atuação no mercado brasileiro. Os planos de evolução do portal têm como prioridade o crescimento do número de leitores da revista infoGEO, que além de estar no Portal continuará a ser impressa e enviada pelo correio aos assinantes.

Desta forma, destacamos que a revista infoGEO fica mais fortalecida com o lançamento do Portal MundoGEO, e com certeza um ajudará o outro no permanente esforço da Editora Espaço GEO em divulgar os conceitos, novidades e as diversas aplicações da Geoinformação para um número cada vez maior de pessoas.

Uma boa leitura a todos, seja no portal ou na revista……….

(*) A regra para disponibilizar o conteúdo das revistas no portal MundoGEO é sempre liberar para os assinantes todas as edições já publicadas exceto as duas últimas

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e editor da infoGEO. E-mail: emerson@infogeo.com.br