A Comissão de Comunicação Federal dos EUA está pedindo a companhias de aparelhos celulares que criem uma maneira de localizar de forma imediata ligações de emergência, da mesma forma que é feito com chamadas de telefones fixos.

"Determinar a localização é a coisa mais importante quando há uma chamada de emergência", afirma Thera Bradshaw, diretora executiva do Departamento de Comunicação de Emergência de São Francisco, Califórnia. Se o local pode ser encontrado, então o socorro pode ser enviado". De 25 % a 30 % das 3.300 chamadas diárias de emergência em São Francisco são feitas de telefones celulares. Agora, essa porcentagem será localizada de maneira efetiva.

"Primeiro, a chamada será direcionada à patrulha rodoviária se o local da chamada for identificado. Em seguida, para a central na cidade, que novamente pedirá a localização. Se você não souber dizer onde está, só será possível mandar ajuda se tivermos seu telefone celular rastreado por satélite", conclui. Estima-se que esta será uma realidade somente a partir de outubro, quando somente algumas companhias estarão oferecendo o serviço.