A Rhodia pretende reforçar o uso de ferrovias para exportar produtos e vai iniciar, em junho, testes de transporte de carga por trens. A Rhodia pretende reforçar o uso de ferrovias para exportar produtos e vai iniciar, em junho, testes de transporte de carga por trens.

Segundo o gerente de logística da empresa para a América Latina, José Eduardo Sartor, a Rhodia já utiliza ferrovias para enviar a sílica produzida em Paulínia, no interior de São Paulo, para Estados do Nordeste e do Sul. Em junho, fase inicial dos testes, estes produtos vão viajar cerca de 2 mil quilômetros para mercados como Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). As limitações físicas dos trens de carga impedem o tráfego de cargas químicas líquidas perigosas por longas distâncias, devido ao risco de acidentes ambientais graves.

Sartor afirmou que os caminhões transportam a maior parte do volume de cargas – cerca de 90%. A empresa pretende também estimular investimentos das empresas transportadoras em segurança, com a edição anual do prêmio de Transportadora do Ano, além de bônus à nota fiscal para quem investe em novos equipamentos de segurança, como o GPS. A partir deste ano, os transportadores de mercadoria por via marítima também serão classificados para premiação.

A Rhodia utiliza navios para exportar para países da Ásia e Europa e América Latina, além do Canadá.