Técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram a fazer segunda-feira (16), na Região Norte do Paraná, a previsão experimental da safra 2001/2002.

A novidade é que, dessa vez, será usada uma tecnologia inédita no Brasil: a comparação das informações de plantio com os mapas traçados a partir de imagens de satélite. O trabalho deve durar duas semanas. Durante esse período, o grupo visitará áreas plantadas da região usando GPS.

A seguir, os dados coletados serão comparados com as imagens de satélite e, então, elaborada a previsão da safra. A partir de outubro, quando já deverá ter sido aprovada, a nova tecnologia deverá ser estendida a todo o Estado. "Agora poderemos ter uma idéia correta do tamanho da produção", disse a responsável pela área de Estatística do Departamento de Economia Rural (Deral), Gilka Andretta."

A estrutura é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab, que faz o acompanhamento constante da produção agropecuária paranaense e do comportamento de mercado. Até meados da década de 90, São Paulo e Santa Catarina mantinham o convênio mas tiveram que interrompê-lo.