Visando impedir a ampliação dos desmatamentos na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho anunciou um pacote de medidas, que inclui até fiscalização por sensoriamento remoto. De acordo com Sarney, a partir das imagens do sensoriamento remoto, será possível visualizar cada propriedade da Amazônia, com suas respectivas áreas de preservação permanente, de reserva legal e as destinadas à produção agropecuária e florestal. "E, com isso, será possível identificar desmatamentos ilegais e o uso inadequado do solo do ponto de vista ambiental."

O ministro lançou ainda o Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedade Rural da Amazônia, que vai permitir maior controle e transparência no processo de autorizações para desmatamentos na região. Com o sistema, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) passará a dispor, na Internet, as autorizações de desmatamentos até 30 dias após a concessão.

O sistema de licenciamento está sendo testado em Mato Grosso, onde já vem ocorrendo uma redução significativa dos desmatamentos ilegais e queimadas irregulares.