A Embrapa Gado de Corte, uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está demonstrando na Expozebu 2001, que acontece de 1 a 13 de maio, a tecnologia de identificação eletrônica de bovinos.

Chips de identificação eletrônica estão sendo instalados em novilhas Nelore da linhagem Lemgruber, que fazem parte do rebanho da Fazenda Mundo Novo em Uberaba. Com uma antena de captação de ondas radiofônicas no mangueiro, uma leitora e um computador, o pesquisador poderá identificar o animal com o chip e alimentar, com essa informação, um software de manejo de rebanho. Esse conjunto de tecnologia poderá indicar todo o histórico de vida do animal.

"No futuro, com a tecnologia amplamente difundida no país, o produtor poderá acessar um banco nacional de dados com todas as informações sobre o animal de qualquer região brasileira para consulta", projeta o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Piresg.

O chip desenvolvido pode ser reaproveitado e acompanha o animal até o abate. Uma unidade custa, atualmente, em torno de R$ 8,00. Maiores informações no site cnpgc.embrapa.br.