Já está no Jalapão, no estado do Tocantins, a expedição científica que irá mapear a inexplorada região, prioritária para a conservação do bioma Cerrado. A expedição, que tem como idealizador o biólogo Moacir Bueno Arruda, coordenador do Departamento de Conservação de Ecossistemas do Ibama, é composta por trinta pesquisadores e terá duração de um mês.

Os resultados da expedição permitirão ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama desenvolver outros projetos específicos para a conservação do Cerrado, além de fortalecer e integrar os já em execução. Os estudos se concentrarão em quatro municípios do Tocantins: Mateiros, Ponte Alta, Divinópolis, e São Félix do Tocantins, que formam um ecótono – zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, de grande importância para os estudos de proteção ambiental.

Com gigantescas dunas, cavernas com desenhos rupestres, flora exuberante e rara, e extraordinária beleza cênica, o Jalapão convive com constantes erosões aceleradas pelo desordenado turismo e ocupação do solo. Maiores informações na Ascom do Ibama com Ana Marcia pelos fones (61) 316-1015 ou 316-1018.