As linhas de ônibus municipais mais assaltadas no Rio de Janeiro serão as primeiras a terem que instalar câmeras de vídeo e aparelhos de GPS nos veículos. A escolha foi anunciada ontem pelo secretário municipal de Transportes, Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

Ele acredita que os vídeos dos assaltos permitirão à polícia identificar com mais facilidade as quadrilhas que atuam em ônibus. Conforme relatório da Federação das Empresas de Transporte Rodoviário(Fetranspor) entregue às autoridades de segurança, há 40 vias ou trechos de ruas e avenidas no Rio onde os assaltos a ônibus ocorrem com freqüência.

Entre eles, a Avenida Presidente Vargas, 11 pontos da Avenida Brasil, o Parque do Flamengo e a Praia de Botafogo. Segundo o secretário de Transportes, a minuta de decreto que criará a obrigatoriedade de as empresas de ônibus instalarem câmeras de vídeo e aparelhos de GPS nos veículos estará pronta no fim deste mês, para ser submetida ao prefeito Cesar Maia.

Luiz Paulo adiantou que uma das determinações da prefeitura será a de que cada ônibus tenha três câmeras de vídeo – na frente, no meio e atrás do veículo – para que todo o coletivo possa ser filmado.