Formar e capacitar técnicos para elaborarem um diagnóstico do setor florestal no estado do Maranhão é o objetivo do Termo de Cooperação assinado entre o Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (PNF/MMA) e a Gerência de Qualidade de Vida do governo daquele estado.

Este é o primeiro de uma série de acordos que serão assinados com os estados interessados em gerenciar de forma ambientalmente correta sua base florestal.

O acordo entre o MMA e o governo do Maranhão vai fortalecer as instituições governamentais do estado que atuam na área florestal. Uma das primeiras estratégias é capacitar uma equipe técnica que possa elaborar um diagnóstico florestal do estado.

O diagnóstico será feito a partir de levantamentos básicos como mapeamento da vegetação nativa, inventário florestal, estudo-sócio econômico do setor florestal e identificação do fluxo e consumo dos recursos florestais.

O Diagnóstico Florestal permitirá ao estado desenhar, com bases nas suas reais necessidades, o Programa de Desenvolvimento Florestal do Maranhão, seguindo as diretrizes básicas PNF. Com um programa florestal estadual, o Maranhão poderá ordenar de maneira estratégica o seu setor florestal.