A região Sul, em relação ao resto do país, tem a maior proporção de municípios que atendem a exigências da legislação, com prefeituras mais bem aparelhadas e até pela existência de livrarias (58% dos municípios, contra 35,5% do país).

O Sul também se mostra mais eficiente na arrecadação de IPTU: 23% dos municípios arrecadaram o imposto de mais de 80% das unidades cadastradas em 1998, contra 13% da média nacional.

A Primeira Pesquisa de Informações Básicas Municipais divulgada pelo IBGE revela, ainda, que os municípios do Sul respondem pelo mais alto índice de utilização de mapas digitais (14,6% dos municípios, contra 7% da média do país), e se destacam ainda pela oferta de algum tipo de incentivo para a implantação de atividades econômicas.

Enquanto, no país, 58% dos municípios informaram ter oferecido algum tipo de incentivo fiscal para atrair investimentos, no Sul o número sobe para 79%. São mecanismos como doações de terrenos e isenção de IPTU ou de ISS. Junto com o Sudeste, o Sul apresenta a maior quantidade de consórcios intermunicipais formados, com a proporção de 58,8% e 57,8%, respectivamente.

A área de saúde é a que mais conta com consórcios.