Lançado novo portal de Geotecnologias, reunindo conteúdo, comunicação e e-commerce

por Aline Assumpção

Se por um lado uma onda de megaportais invadiu a rede, por outro, o fracasso de muitos portais e empresas "pontocom"abalou um mercado que crescia deslumbrado, acreditando no poder do capital virtual. Das experiências bem e mal sucedidas ficaram algumas lições para este mercado ainda tão recente: empresas estritamente pontocom acabam por não se firmar e não alcançam credibilidade; e-commerce que só expõe produtos e fecha negócios por telefone não é e-commerce; empresas sustentadas unicamente por capital e conceitos virtuais não se sustentam e não geram receita real.

Apesar da instabilidade e das dúvidas, típicas de um setor em franco crescimento, os portais continuam se proliferando, cada um apostando em sua própria fórmula de sucesso. E é no meio desta turbulência virtual que está surgindo uma onda de portais de Geo, os "geoportals", que já invadiram a Europa e os EUA (veja Box).

Acompanhando a evolução da internet e do mercado de Geotecnologias, a editora EspaçoGEO está lançando o Portal MundoGEO que, segundo a própria empresa, "contempla a exploração da internet como um canal de comunicação e negócios, abrindo as portas para o B2B (business to business), B2C (business to consumer) e B2 R (business to researcher)".

"O Portal MundoGEO é a nova cara da editora EspaçoGEO na internet, buscando, como sempre, disseminar a Geoinformação e auxiliar na geração de novos negócios. O primeiro endereço da empresa na rede foi a página www.espacogeo.com.br, estritamente institucional, do estilo "quem somos". Em seguida veio o site www.infogeo.com.br, lançado em março de 2000, que já primava pela divulgação da Geoinformação na web, e contabilizou mais de 40.000 visitas até sua remodelação, em 02 de setembro do mesmo ano. Esta nova versão do site ofereceu, durante os nove meses em que esteve no ar, mais de 600 notícias, atualizadas diariamente, e contou com mais de 80.000 visitas. Agora o site sai do ar para dar vez ao portal, onde esperamos nos primeiros meses pelo menos triplicar esta visitação, o que representa cerca de 27.000 visistas/mês.", conta Emerson Zanon Granemann, diretor executivo da editora Espaço GEO.

"A internet como um canal de comunicação e negócios, abrindo as portas para o B2B (business to business), B2C (business to consumer) e B2 R (business to researcher)".

Voltado para desenvolvedores, decisores e usuários, o portal entra no ar com cerca de
300 telas, mais de 1.500 notícias, artigos e reportagens. A equipe de conteúdo estima que, com a atualização diária, o portal gerará mais de 150 novidades por mês.

Megastore de GEO
O MundoGEO.com.br está fundado num conceito como o das "Megastores", lojas especializadas em um tipo de público, onde se pode resolver quase tudo num único ambiente – fazer compras, acessar informações de diversas fontes, encontrar pessoas com interesses afins, parar para bater papo, tomar um café, conhecer personalidades, participar de eventos. "Com cinco canais, o Portal MundoGEO pretende satisfazer todas as necessidades relacionadas à Geoinformação no mesmo endereço na web, sem que o usuário precise passar horas navegando em frente ao computador, ou usar o telefone para fechar seus negócios, ou viajar para comprar um equipamento que não existe em sua cidade", explica Andréia Maciel, Gerente de Marketing do portal.

O Canal Comunidade do Portal foi criado para preencher uma lacuna existente no ambiente virtual: a impessoalidade. Com o Chat MundoGEO, a Lista de Discussão e o Fórum de Debates o usuário pode não só comprar os produtos expostos na vitrine e ler informações estáticas, como pode também interagir – com outros usuários, com os colunistas ou com a equipe de jornalismo – e tirar dúvidas, trocar informações ou fechar negócios, totalmente on-line e em tempo real.

As salas de bate-papo estão divididas por assuntos como GIS, Topografia ou Geomarketing. Os próprios usuários temas. "Além disso serão agendadas conversas com personalidades nacionais e internacionais de GEO", garante Andréia.

"Por que o mercado está repentinamente tão maduro para os "Geoportals"?
Principalmete porque a Web está dando certo", diz Tristam Cary, fundador do britânico – getmapping.com. "Novas tecnologias na Web e a alta velocidade de conexão na internet melhoraram imensamente". As pessoas estão ficando acostumadas com a internet como um meio para fazer compras, apesar de algumas reservas.
James Cutler de eMapSite
"Qualquer que seja o mercado, o teste dos geoprtals se relaciona com o público-alvo, que stá intrinsecamente unido ao modelo empresarial. O mundo comercial da Web exige um modelo de negócio novo, inteiro moldado ao redor de atendimento ao consumidor. Há muitos que reivindicam prover um serviço de geoportal, mas a maioria deles está arraigado em modelos de negócio convencional com catálogos on-line e fechamento de transação off-line. Um verdadeiro geoportal tem que ser um e-commerce e um e-commerce geográfico, e isso é um desafio completamente diferente."
E eles estão seguindo rápido. Desde setembro do ano passado nada menos que sis companhias, na Europa e nos EUA, ou lançaram ou anunciaram planos para lançar geoportals: eMapSite, GlobeXplorer, Kodak, Pixxures, NRSC e ESRI.

Trechos extraídos do artigo Geoportals pave the path to digital fulfilment, de MARY JÔ WAGNER, escritora canadense, que há nove anos escreve sobre assuntos relativos a tecnologia geoespacial.

Cinco veículos em um
GeoDiário, A Semana, MundoGEOPress, Revista InfoGEO on-line e mais conteúdo equivalente a uma nova revista: cinco veículos em um, é a proposta da equipe de jornalismo do portal, que pretende oferecer a informação em formatos e periodicidades diferentes.

Mantendo a tradição do site www.infogeo.com.br, o portal continua oferecendo o GeoDiário, agora com 3 notícias atualizadas diariamente. Todos os Geodiários, inclusive os anteriores, que foram publicados no site Infogeo, estão disponibilizados num arquivo de busca.

O A semana, para quem não tem tempo de navegar todos os dias, traz o resumo das principais notícias, lançamentos, agenda de eventos e destaques especiais.

Também é enviado duas vezes por semana o boletim eletrônico MundoGEOPress, no lugar do antigo InfoGEOPress, para mais de oito mil profissionais do setor.

O MundoGEO entra no ar com a versão On-line da Revista infoGEO, disponibilizada na íntegra, e com todas as edições anteriores arquivadas.
Além disso o portal pretende produzir conteúdo equivalente a uma nova revista "O objetivo do portal é ser também uma revista eletrônica. Uma nova revista, além da InfoGEO, com conteúdo totalmente exclusivo e inédito. São 10 novos colunistas, além de relatos de casos, entrevistas e artigos inéditos, atualizados semanalmente.", explica Sandra Solda, gerente de conteúdo do Portal MundoGEO. Ela também afirma que com certeza o grande número de usuários do portal tenderá a se tornar novos leitores da revista infoGEO, atraídos pelo conteúdo e pelo programa de fidelidade para quem possuir as duas assinaturas.

Para escrever as colunas, foram convidados profissionais especializados de cada segmento da Geoinformação. São colunistas do MundoGEO:
– Amauri Brandalize (ESTEIO) – Mapeamento
– Antonio Tommaselli (UNESP) – Mapeamento
– Ary Marques (COPEL) – Conversão de Dados
– Carlos Nadal (UFPR) – Topografia Industrial
– Cassio Rosseto (LOGIT) – Monitoramento de Veículos
– Emerson Granemman – (INFOGEO) – Geoinformação
– Fernando Ribeiro (MANFRA) – Automação Topográfica
– Jansle Vieira Rocha (UNICAMP) – Agricultura de Precisão
– Jürgen Philips (UFSC) – Cadastro
– Roberto Falco (SISGRAPH) – Tecnologia de Informação
– Susana Figoli (ION) – Geomarketing

Diferentes Níveis de Acesso
Pesquisas de mercado e especialistas da Web prevêem que dentro de pouco tempo os Websites começarão a cobrar pelos serviços e conteúdo oferecidos. A previsão é de um novo conceito de usuários pagantes.

O fracasso de algumas pontocom provou que oferecer todos os serviços de graça não é um modelo de negócio sustentável, além disso a internet, cada vez mais, oferece conteúdos, e serviços de utilidades reais; pelos quais vale a pena pagar.

Apostando neste novo formato, o Portal MundoGEO cobra por parte de seus serviços. São quatro os tipos de acesso do portal: Livre, Cadastro, Assinantes Revista InfoGEO e Assinantes exclusivos do portal .

Às seções de acesso livre, como Notícias, E-commerce, Canal Comunidade – Fórum, Chat MundoGEO e Gita Barsil, qualquer usuário tem acesso.
O segundo nível é para usuários cadastrados, onde se pode acessar seções como o resumo de notícias da semana, Geolinks comentados, Bibliografia, centenas de Trabalhos Acadêmicos e a seção técnica Tira-Dúvidas. Embora a opção de acesso por cadastro ainda seja rejeitada por grande parte dos internautas – que não tem paciência de preencher formulários e efetuar o login em cada acesso – o MundoGEO resolveu apostar nesta alternativa. Uma parte bastante significativa de seu conteúdo está restrita a usuários cadastrados. "Sabemos que estamos sujeitos a perder os usuários mais impacientes, mas através do cadastro gratuito é mais fácil conhecer quem é o público que acessa o portal, e a partir disso melhorar o conteúdo e serviço, além de possibilitar o uso de ações de marketing de permissão", explica Andréia Maciel.

Assinantes da revista InfoGEO têm acesso livre à Revista on-line. Assinantes exclusivos do portal têm acesso a todo o conteúdo do MundoGEO, exceto à Revista InfoGEO on-line. Desta forma, apenas os usuários assinantes do portal e da revista têm acesso total e irrestrito.

E-Commerce totalmente "e"
Como no e-commerce dos megaportais, todo o processo de compra pode ser feito pela internet. Os produtos – equipamentos, fotos aéreas, GPS, imagens de satélite, livros, mapas de cidades e softwares – são entregues pelo próprio portal. Para comprar um produto exposto na vitrine basta colocá-lo no carrinho, ir para o caixa e pagar – com cartão de crédito, cheque eletrônico ou boleto bancário.

E, como em toda loja virtual que se preze, a empresa promete que os preços serão os mais atraentes possíveis.
"O MundoGEO quer ser uma grande loja virtual onde poderão ser encontradas diversas marcas de um mesmo tipo de produto, como em um supermercado. Qualquer empresa, com serviços de qualidade e confiabilidade no mercado, pode disponibilizar seus produtos nas prateleiras.", explica Andréia Maciel.

A AVR Instrumental Ltda. já está negociando a disponibilização de seus equipamentos, como tripés, balizas e estereoscópios no portal. "A grande vantagem que eu vejo em inserir os nossos produtos no portal é a abrangência, o público que ele alcança. Nós, como revendedores e distribuidores de equipamentos temos dificuldades em atingir todo o território. Embora tenhamos vários centros de distribuição, estes se concentram principalmente nos estados do sul e sudeste, e acaba ficando difícil o contato com consumidores finais de localidades mais afastadas, principalmente no Norte e Nordeste. Além disso, no portal os usuários podem fazer a compra e recebê-la em casa", explica Rogério Rocha, diretor e proprietário da AVR

A Engesat, empresa de sensoriamento remoto, já adquiriu um banner e anunciou oficialmente que disponibilizará seus produtos no portal. "A Engestat apóia o lançamento do Portal MUNDOGEO, que irá rapidamente fazer autoridade na área de Geoprocessamento no Brasil, incluindo muitas novidades tanto no seu conteúdo como na forma de acesso", afirma Laurent Martin.

"Devido à grande procura por empresas interessadas em colocar seus produtos no portal, a expectativa é que após os primeiros meses no ar, dezenas de opções possam ser adquiridas pelo comércio eletrônico do MundoGEO", comenta Josiane Moreschi, gerente comercial. No momento ela afirma que estão em andamento várias negociações com empresas distribuidoras de produtos, como os softwares Arcview, Mapinfo e Topograph e as marcas de equipamentos Topcon e Garmin, além de mapas temáticos da Engefoto e mapas de cidades da empresa americana GDT, representada no Brasil pela Digibase.

As condições para colocar produtos para venda no portal são a qualidade dos produtos, a eficiência da rede de assistência técnica e as condições comerciais estabelecidas que proporcionem um preço atraente para o consumidor final, destaca o Emerson.
Fotos aéreas e imagens de asatélite poderão ser adquiridas através do portal, de forma isolada ou em grupos de uma mesma região. A médio prazo, o portal pretende criar uma ferramenta de busca geográfica, para ampliar as formas de escolha destas imagens.

Salas de bate-papo reúnem usuários por áreas afins, como GIS e Agricultura de Precisão.

Nem só de capital virtual
O MundoGEO.com, evitando falhar onde vários outros portais têm falhado, optou por investir em mais de uma fonte geradora de capital. A empresa aposta não só na convencional venda de banners mas também na venda do conteúdo exclusivo (assinaturas), no e-commerce e em cotas de patrocínio.

"Os patrocinadores são empresas que pagam uma determinada cota para seu nome aparecer junto ao nome do portal. No nosso caso, são oito empresas que se tornam nossas patrocinadoras – com isso, incentivam o desenvolvimento do portal e também adquirem alguns benefícios. É importante lembrar que nossos parceiros comerciais, investidores, patrocinadores, anunciantes e participantes do e-commerce, não têm poder para interferir no conteúdo, que continua sendo isento e imparcial, como sempre buscamos", explica Emerson.

"A Furtado & Schimidt vê grandes possibilidades nesta idéia. Acreditamos na seriedade do trabalho da Editora EspaçoGEO, e temos certeza que o portal será mais um produto de qualidade. Vemos na parceria e no patrocínio a possibilidade de realizar grandes negócios e de fortalecer nosso nome no mercado. Estamos apostando com a certeza de que vamos ganhar", explica Carlos Alberto Schimdt, diretor e proprietário da empresa que adquiriu uma das cotas de patrocínio do portal.

Para planejar, desenvolver, lançar, manter e divulgar o portal, a EspaçoGEO previu que seria necessário uma grande injeção de capital, que está sendo feita parte por recursos próprios da empresa e parte por investidores, como a Santiago & Cintra, que acreditou na idéia e resolveu investir no Portal MundoGEO. "Acreditamos no modelo proposto pela Espaço GEO porque ele equilibra bem a área de conteúdo, com a qualidade já consolidada pela revista InfoGEO, e agrega o conceito correto de comércio eletrônico", afirma Eduardo Oliveira, diretor da Santiago & Cintra.

Tela inicial do Portal MundoGEO

Parceiros no Portal
"Para produzir e garantir a qualidade dos serviços prestados, o portal conta com outros parceiros, que dão suporte a todos os processos.", explica Gilvânia Luna Coutinho, gerente financeiro da empresa. Ela conta que, por trás do desenvolvimento do portal está a São Paulo HiperMídia. No E-commerce, estão empresas como a Total Express, empresa de logística, com atuação nacional, que é responsável pela entrega dos produtos comercializadas; o Banco Bradesco, que viabiliza os processos de cobrança eletrônica e tradicional; o TecBan, que realiza a comercialização através do cheque eletrônico; e a B2C System que administra as cobranças, garantindo a segurança das transações via cartão de crédito (Visa, Amex, Mastercard e Dinners).

O endereço do portal é www.mundogeo.com.br. Nos primeiros 30 dias após o lançamento o acesso ao portal será irrestrito, sem a necessidade de senha ou cadastramento.