O grupo chileno Codelco, maior produtor mundial de cobre, começa a concentrar esforços para as suas primeiras pesquisas geológicas no Brasil. A mineradora aprovou um programa global de investimentos de US$ 19 milhões em explorações geológicas para 2001 que, pela primeira vez, contempla pesquisas de reconhecimento de depósitos de cobre no País.

O orçamento inicial de US$ 500 mil será concentrado em áreas mineralizadas na região centro-leste de Rondônia, na fronteira com a Bolívia. O diretor-executivo da Codelco no Brasil, José Dayller, admite que a empresa vinha sondando o mercado brasileiro nos últimos três anos, inclusive mantendo fortes contatos com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), mas as oscilações dos preços do cobre no mercado internacional impediam o início dos investimentos no Brasil.

"A Codelco só não tem interesse no projeto Salobo, parceria entre a Vale e a Phelps Dodge, face à alta dificuldade de extração do metal", afirma. As áreas de maior interesse da Codelco estão localizadas em algumas faixas onde o grupo Santa Elina apresentou 100 requerimentos de pesquisa geológica, num total de 2,7 milhões de hectares.