Com o recente retorno de dois satélites à Terra, a Rússia está sem satélites de reconhecimento por foto em órbita. O satélite Cosmos 2372 foi o primeiro a sair de órbita (19 de abril), seguido do Cosmos 2370 (3 de maio).

Nos últimos anos, o programa russo de reconhecimento por foto já não era o mesmo da década de 70 e 80, quando mais de 30 lançamentos eram feitos todos os anos. Em 1999 apenas um satélite foi lançado e em 2000 três satélites foram colocados em órbita.

Quatro tipos de satélites de reconhecimento por foto são atualmente controlados pela Rússia: três pertencem à família Yatar e um à família Orlets. O satélites Yantar-1KFT, também chamados de Kometa, são utilizados pelo Ministério da Defesa, a cada um ou dois anos, para atualização topográfica e manutenção de mapas. A última aquisição da Rússia foi o Orlets-2 Yenissey que foi utilizado apenas duas vezes.

A configuração destes satélites não é conhecida, mas acredita-se que são capazes de carregar mais de 20 cápsulas de filme retornável.