Os assentamentos na Amazônia farão parte do Programa de Licenciamento Georreferenciado, criado com o objetivo de intensificar a fiscalização principalmente nos municípios que mais promovem desmatamentos. A medida, tomada em conjunto pelos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, é reflexo da previsão do Inpe de que o desmatamento na Amazônia cresceu de 14,9% entre 1999 e 2000.

As terras dos agricultores beneficiados pelo programa de reforma agrária estão na mira do programa de fiscalização via satélite porque o Inpe constatou que as propriedades com até 50 hectares foram aquelas que mais desmataram em 2000.

Não por acaso, os órgãos ligados ao meio ambiente responsabilizam os assentamentos e projetos incentivados pelo Ministério da Agricultura por boa parte da devastação. A fiscalização por satélite foi bem sucedida em Mato Grosso, onde foi lançado o Programa de Licenciamento Georreferenciado que agora será estendido à região amazônica. O programa permitirá maior controle do processo de autorizações de desmatamento, identificando as áreas que precisam ser preservadas e as que podem ser utilizadas para a produção agropecuária e florestal.