O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) está fornecendo ao Estado do Mato Grosso do Sul um sistema de monitoramento de queimadas, que consiste num software para receber imagens de satélite sobre a situação das áreas urbanas e rurais do Brasil.

O analista de sistemas especializado em geoprocessamento do Inpe, Luis Maurano, instalou no início de junho a chamada sala de situação, local de controle dos focos de calor. Também o instituto é responsável pelo treinamento a técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e representantes da Polícia Militar Ambiental, Ibama e Corpo de Bombeiros, setores que integram o Comitê Institucional de Prevenção e Combate aos Incêndios de Mato Grosso do Sul.

O Inpe é o órgão que monitora todos os focos de calor que ocorrem no Brasil e está disponibilizando aos estados informações captadas por satélite. O sistema permite a obtenção de informações meteorológicas e cartográficas, como divisas de municípios, rios e estradas, além de imagens de satélite em alta resolução, através de mapas.