A Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A., empresa de Curitiba (PR), recebe esporadicamente estudantes universitários e de cursos ligados à área cartográfica para conhecer suas instalações e técnicas de mapeamento. Nesta semana esteve na Esteio um grupo de alunos de 8ª série da Escola da Ilha, de Florianópolis (SC), acompanhado por seus professores de geografia e matemática.

O engenheiro cartógrafo Fernando Dias, da Esteio, responsável tanto por conduzir os visitantes pela empresa como por uma palestra bem didática, mostrou como são feitas coberturas aerofotogramétricas, o que significam aerotriangulação, restituição e ortofoto, além de outras fases do mapeamento de uma área. "Em geral, não recebemos estudantes do ensino fundamental como este grupo. Mas somente pedimos que os grupos não ultrapassem o número de 24 pessoas", informa o engenheiro.

Quanto à opinião dos adolescentes sobre cartografia, fica a impressão do estudante João Tragtenberg, 14 anos: "Pensei que era bem mais simples. Que era só tirar as fotos, juntar tudo e tínhamos o mapa". João e seus colegas perceberam que um mapeamento exige bem mais que isso. Visitas à empresa devem ser agendadas no telefone 41 3324299.