O IBGE está reunindo dados da flora e da fauna e formando um acervo básico para o conhecimento da atual realidade brasileira. Esse banco de dados servirá de base para estudos e avaliação dos recursos florísticos e faunísticos existentes em todo território brasileiro.

Resultados desses estudos estão no livro "Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção", que mostra 42 espécies fotografadas e relacionadas a partir da Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, divulgada pelo Ibama.

O livro apresenta também curiosidades sobre os hábitos das principais espécies dos ecossistemas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Campos e Caatinga.

O "Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção – Mamíferos, Répteis e Anfíbios" e o "Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção – Aves" foram elaborados na escala de 1:5.000.000, contendo as espécies que estão ameaçadas.

Com essas publicações o IBGE pretende aumentar o interesse da população pela preservação e conservação do meio ambiente e assegurar a consolidação das informações necessárias para o planejamento econômico e social do país.