O Grupo de Estudos em Geoprocessamento da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp está utilizando imagens de satélite e imagens obtidas por videografia multiespectral (a bordo de aviões e helicópteros) para auxiliar o processo de estimativa de safras em usinas de cana-de-açúcar.

A técnica, desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, consiste em capturar imagens digitais, na faixa do Espectro do infravermelho, de áreas plantadas com cana-de-açúcar, e gerar mapas de variabilidade espacial da cultura.

Com estes mapas, é possível detectar regiões com maior ou menor produção de biomassa dentro das áreas de plantio. Estes mapas auxiliam os técnicos encarregados de estimar a produção das usinas, direcionando as suas observações de campo. Este método possibilitou uma melhora de até 12% nos valores estimados de produção em um trabalho realizado junto à Usina São João Açúcar e Álcool S/A, em Araras.

A técnica pode ser utilizada para outras culturas, para agricultura de precisão, e também no estudo e mapeamento de vegetação natural.

+Informações (19) 37881060 ou jansle@agr.unicamp.br