Para explicar o aumento da taxa média do desflorestamento bruto na região amazônica, estimativa baseada em projeção das cenas TM-Landsat correspondentes a 1999, os ministros José Sarney Filho e Raul Jungmann terão de comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

Os senadores querem saber dos responsáveis pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário os motivos do desmatamento no período de 1998 a 2000. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a taxa média do desflorestamento bruto para o período 98/99 foi de 13,9%.

O Inpe divulgou, ainda, a estimativa para o biênio 99/2000, que aponta um crescimento de 14,9% na região. O requerimento aprovado em 22 de maio na CAE é de autoria do senador Jefferson Péres (PDT-AM) e a data da ida dos dois ministros à comissão ainda falta ser definida.

Na opinião dos ativistas, o Brasil deve adotar, com urgência, um programa nacional de combate ao desmatamento O programa precisa contar com o apoio financeiro da comunidade internacional, e inclui a criação de uma força-tarefa interministerial, com a participação de entidades representativas da sociedade civil e dos setores produtivos para deter o avanço do desmatamento, com o objetivo de reduzi-lo a zero até 2010.