Técnicos do Ibama começam por Marabá (PA), no dia 2 de julho, os cursos sobre plano de manejo florestal que serão ministrados em 32 municípios dos nove estados da Amazônia Legal. Os cursos são destinados aos engenheiros florestais, empresários e associações de produtores.

O plano de manejo é um instrumento científico de exploração de recursos florestais que permite maior lucratividade com menor impacto destrutivo sobre a floresta. A iniciativa foi motivada pelo grande número de planos inadequados protocolados no Ibama – dos três mil planos de manejo da região Norte apresentados ao Instituto no ano passado, apenas 389 foram considerados aptos.

Os demais tiveram que ser suspensos ou cancelados por descumprimento às regras. A idéia é instruir os responsáveis pelos planos de manejo e cobrar com rigor o cumprimento das normas estabelecidas por eles. Com a mudança na metodologia de avaliação dos planos de manejo na Amazônia implantada no ano passado, todas as falhas e negligências na execução dos mesmos tornaram-se evidentes.

De acordo com o Ibama, falta preparo aos engenheiros florestais para realizar o trabalho de campo, pois a execução dos planos de manejo na Amazônia não tem tido o devido acompanhamento técnico e com isto a floresta sofre as conseqüências. Um planejamento bem feito faz cair o custo da exploração, aumenta a produtividade e diminui o impacto sobre floresta.

Durante o treinamento todas as técnicas e a legislação sobre as sete modalidades de planos de manejo em vigor serão repassadas pelas equipes do Ibama.

+Informações (61) 9975-7447