A operadora de telefonia TIM Celular e a empresa de segurança Tectran lançaram em Curitiba um equipamento de segurança que permite o monitoramento de veículos 24 horas por dia com o auxílio de um celular – o Sascar Celular. Os sistema funciona com um equipamento do tamanho de uma caixa de bombom, que possui uma placa com tecnologia Time Division Multiple Acess (TDMA), instalado no veículo de forma imperceptível.

De acordo com a Tectran, é como se o carro tivesse um número de celular especial. Assim que o proprietário sai do carro, aciona o equipamento e, em caso de roubo ou furto, entra em contato com a central que aciona o pisca-alerta do carro, corta o combustível, além de emitir um sinal sonoro. Por meio de sinais celulares das torres responsáveis pela transmissão e recepção, o sistema localiza o veículo em qualquer ponto de cobertura de um celular. Em caso de seqüestro, há um botão especial.

No momento em que o proprietário constatar que está em estado de perigo, basta pressionar o botão que o sistema aciona a escuta, permitindo gravar toda a conversa no interior do carro. Então, por meio de um software, a Tectran identifica o número do celular do veículo, reconhecendo o proprietário.