Antes da metade de junho, foi superado o número de focos de calor em Mato Grosso registrado no mês de maio pelo satélite NOAA, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis da Amazônia (Ibama). De acordo com dados do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Risco de Incêndios Florestais em Áreas Críticas, já foram rastreados 1.263 focos.

Dos 1.788 focos de calor – que significam possíveis incêndios florestais – registrados em todo o Brasil até agora, o número representa 70,6% do total. De janeiro até agora, o satélite NOAA registrou 2.897 focos de calor no Estado. Esse número representa 37,63% do total de todo o Brasil. O número só não é mais expressivo em função da grande contribuição prestada por Roraima, que apresentou até agora 2.331 focos, com ênfase no mês de março, com 1.216 focos.

Em maio, foram registradas 1.193 ocorrências. Os 10 primeiros dias de junho representam recorde de possíveis incêndios no ano. No dia 5 junho – data em que se comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente – foram registrados 171 focos de calor. Contudo, até agora, o dia mais crítico ocorreu no dia 8 de junho, quando foram verificados no Estado 295 focos de queimadas.