De acordo com a assessoria do CNPq, serão investidos R$ 9 milhões para financiar projetos de pesquisas científica e tecnológica na região Norte.

O dinheiro será utilizado no pagamento de bolsas e auxílios financeiros aos pesquisadores, para atuar nas áreas de Meio Ambiente, Saúde, Agronegócios, Educação e Tecnologias. Os candidatos devem ser da região e, de preferência, possuir doutorado, sendo que as propostas de pesquisas terão de estar relacionadas às necessidades locais. Os interessados devem apresentar uma carta-consulta ao CNPq até o dia 9 de julho – o resultado sai no dia 30 do mesmo mês.

Os selecionadas terão até o dia 31 de agosto para apresentar o projeto integral. O resultado final será divulgado em 30 de setembro. Esta seleção faz parte do Programa Norte de Pesquisa e Pós Graduação (PNOPG), cujos objetivos principais são a desconcentração de incentivos para a formação de recursos humanos, promoção de soluções para problemas regionais, e o fortalecimento dos programas e pós-graduação da região Norte. O edital completo está no site do CNPq cnpq.br