Lançado há cerca de um mês nos EUA, o GPS Pocket, da Trimble, está sendo apresentado pela Santiago & Cintra aos visitantes do GEOBrasil 2001, que acontece até sexta-feira (22) no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.

O equipamento portátil – ou de bolso, como sugere o nome – surpreende por oferecer precisão e rapidez que, até então, somente eram encontrados em produtos de maior porte e complexidade. Como explica o engenheiro Celso Augusto Gomes, da Santiago & Cintra, o Pocket é adequado a toda aplicação em que seja necessário extrair em campo dados associados a uma informação geográfica.

"É desenvolvido um software específico para determinada atividade com todas as informações que podem ser adquiridas em campo", diz. A Trimble oferece um kit de desenvolvimento do software utilizando a linguagem Visual Basic. A grande vantagem do Pocket, além da portabilidade, seria o custo, possível, entre outras coisas, pela utilização de uma pequena bateria que pode ser recarregada.

Apesar de ainda não ter definido preço, por se tratar de um produto ainda muito novo, a Santiago & Cintra informa que será mais acessível que o Geo Explorer, GPS da Trimble já conhecido no mercado como o mapeador portátil mais preciso. "Considerando a funcionalidade, não existe nada mais barato", garante Celso Gomes.