Entre os dias 2 e 6, professores de 15 cidades participam no INPE do IV Curso sobre o Uso de Tecnologias Espaciais no Estudo do Meio Ambiente.

O objetivo é disseminar o conhecimento da área de sensoriamento remoto, como o uso de imagens de satélite, para fins didáticos no ensino médio e fundamental. Cerca de 130 professores de escolas públicas e privadas fizeram a inscrição, sendo 40 os selecionados. O curso está subdivido em cinco módulos: Introdução às Tecnologias Espaciais; Aplicações das Tecnologias Espaciais; Conceitos de Cartografia, Interpretação, Atividades com Imagens e Mapas; Atividades de Campo, Geoprocessamento e Recursos Didáticos; e Tecnologia Espacial e Educação. Como resultado de cursos de anos anteriores, alguns projetos foram desenvolvidos por professores com a participação de alunos.

A maioria fez uso de imagens de satélite, fornecidas pela Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, na abordagem de problemáticas ambientais e sociais. Entre os projetos desenvolvidos no ano passado, estão o do Córrego Senhorinha, em São José dos Campos, do lixão do bairro Cidade Salvador, em Jacareí, e do Lago Igapó, em Londrina, no Paraná.

Outro projeto resultou na elaboração de uma cartilha produzida por alunos de escola pública.