O simpósio "Água, Desenvolvimento e Meio Ambiente: Instrumentos Econômicos para a Gestão de Recursos Hídricos", realizado em Porto Alegre nos dias 2 e 3 de julho, aborda a cobrança pelo uso da água e suas conseqüências. Os principais setores usuários estão presentes, como arrozeiros e representantes do setor industrial.

O debate visa trocar experiências entre os diferentes estados, proporcionando o intercâmbio entre pessoas envolvidas na gestão das águas e na discussão da relação economia e meio ambiente. O simpósio tem se destacado no cenário das políticas públicas nacionais e internacionais, com debates sobre comércio de carbono, mercados de capitais para fundos ambientais e impostos verdes.

O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, em parceria com a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, e tem a participação do superintendente de Regulação de Usos da Agência Nacional de Águas, Jair Sarmento da Silva, do secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Raymundo José Santos Garrido, e do secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Braga.