A Prefeitura de São Caetano, por meio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), deu início ao seu plano de ações para combater as enchentes na cidade, hoje o principal problema que atinge nove bairros e uma grande parcela da população.

A idéia é criar um Plano Diretor de Drenagem Urbana, a partir de um mapeamento, detalhado e minucioso, de toda a galeria de águas pluviais e de suas singularidades, como bocas-de-lobo, caixas de passagem e poços de visitas espalhados pela cidade, para elaboração de um projeto integrado entre os 15 bairros do município. Contudo, faltam alguns detalhes técnicos para a concretização da idéia.

Para o levantamento dos dados, e consequentemente a criação do projeto, leva-se um tempo aproximado de oito meses para sua elaboração. Uma das maiores carências de infra-estrutura urbana em São Caetano é a microdrenagem, as chamadas galerias de águas pluviais. A cidade possui apenas um quarto da sua real necessidade.

O projeto prevê a integração das galerias por bairros da cidade. Já a macrodrenagem fica por conta do Estado, que, por sua vez, integraria os municípios da região.