Foi lançada a campanha pelo reconhecimento internacional do Rio São Francisco como paisagem histórica e cultural da humanidade pela Unesco.

O principal objetivo da campanha é a revitalização do São Francisco e a conseqüente melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas, ou seja, o rio seja de fato preservado em seus aspectos naturais e haja um movimento intenso de captação de recursos para a manutenção da prevista revitalização. A iniciativa da campanha é de ordem privada mas é o governo federal que deverá promover a inscrição junto à Unesco.

O projeto prevê a realização de um dossiê completo sobre o rio, em todos os seus aspectos – históricos, culturais, comerciais e antropológicos – que deverá ser entregue à Unesco em 2003. Para isso, será realizado um trabalho de campo de proporções ambiciosas.

A idéia é que uma expedição, integrada por equipe interdisciplinar, parta da nascente do rio, no Parque Nacional da Serra da Canastra (São Roque de Minas) e percorra o Rio São Francisco, realizando toda a documentação.

Para a realização de todo o projeto, a campanha prevê que sejam efetivadas parcerias tanto com investimentos públicos (oriundas dos estados interessados) e privados, uma vez que é unânime a necessidade da revitalização do São Francisco.